Um purificador húmido é utilizado para remover os poluentes ou odores dos gases de escape do processo. A finalidade de um lavador de gases é a remoção de poluentes do ar e dissolve-los em água para a descarga de uma corrente de águas residuais.
Em um purificador húmido, a água é pulverizada ou aspergidas no fluxo de ar para misturar com o ar poluído. Os poluentes solúveis no ar se dissolverá na água e ser descarregado com segurança numa corrente de águas residuais, onde podem ser removidos ou convertidos em compostos seguros com segurança.
A água usada em um purificador úmido pode ser misturada com peróxido de hidrogênio, dióxido de cloro, ou uma variedade de outros produtos químicos para melhorar tanto a eficiência de remoção de poluição, e para manter um eficiente lavador de gases limpos. Estes produtos químicos podem víncular com poluentes, ou converter o poluente para uma alternativa segura usando reações químicas.
O ozônio pode também ser utilizado no lavador de gases para melhorar a eficiência do lavador de gases, e reduzir os custos químicos. O ozônio pode ser utilizado em qualquer purificador úmido, onde o processo de oxidação oferece efeitos sinérgicos com água. O ozônio pode oxidar diretamente poluentes na corrente de gás sujo, oxidar a contaminação nas paredes de depuração ou ajudar a aumentar a eficiência da armadilha para a poluição da água. Embora o uso do ozônio na lavadores úmidas é relativamente novo, o aumento dos custos de produtos químicos garante um futuro brilhante ao uso do ozônio em lavadores úmidos.
O ozônio reduz os custos e aumenta a eficiência:
Como os custos de químicos aumentam os custos para operar um lavador, o uso do ozônio pode reduzir ou eliminar completamente a utilização de produtos químicos reduzindo drasticamente os custos operacionais de um lavador umido.
Muitos produtos químicos utilizados em um lavador de gases permanecem na água e o residual flui da bacia do purificador úmido. Estes produtos químicos pode ser indesejável ou caro para descarregar. Ozônio manterá um eficiente purificador umido limpo e voltar a oxigênio no fluxo de águas residuais.
Muitos lavadores úmidos foram projetados para remover o odor, porém com o tempo a melhora com a redução do odor é desejado devido ao crescimento populacional e aumento das reclamações de odor. O uso de ozônio em um lavador de gases é um método para reduzir uma grande variedade de emissão de odores.
As Soluções Ozônio:
O ozônio pode ser dissolvido na água de reposição que flui para o lavador de gases. Esta água deve ser canalizada diretamente ou perto do fluxo de água de recirculação no purificador úmido. Isto irá permitir que o ozônio rapidamente será pulverizado para dentro da área de contato do purificador úmido. Certifique-se que a água que flui para o lavador pode ser canalizada através de um sistema de injeção de ozônio para a instalação simples.Se o uso de produtos químicos ainda é necessário, os produtos químicos podem ser entregues diretamente na bacia do lavador para garantir que o ozônio não reage negativamente com os produtos químicos.
Uso de ozônio no controle de odor lavadores úmidos
O controle de odor nos lavadores úmidos são comumente usados para a remoção de H 2 S e outros compostos odoríferos de plantas de processamento, os fabricantes de fertilizantes ou outros processos que causam odor. O ozônio é normalmente usado como um método para remover o odor em outras aplicações. O ozônio é um excelente método ambientalmente amigável para remover o odor de um lavador de gases. O ozônio é a reação rápida, mas não é persistente na água, se dissipa rapidamente. Também não existe nenhum inventário de armazenamento de produtos químicos ou de produtos químicos associados com o tratamento com ozônio. Controle de odor em lavadores úmidos geralmente têm incrustações bio e lodo formando no interior da torre do purificador. Ozônio retarda o crescimento e remove este crescimento biológico aumentando a eficiência do purificador úmido.
Uso de ozônio em VOC lavadores úmidos
Lavadores úmidos de VOC são utilizados para remover compostos orgânicos voláteis (VOC) ou converter VOC ao CO 2 . Às vezes, lavadores de VOC são referidos como CO 2 lavadores. Um uso comum de purificadores de VOC é usinas de etanol. O ozônio é muito eficaz na conversão de VOC em CO 2 por ligação com o átomo de carbono do que as moléculas complexas de VOC. Quando o ozônio é usado dentro de um lavador de gases, ozônio e água são usados em conjunto com grande eficiência para oxidar VOC e outros gases perigosos.
Vantagens do ozônio
Custos operacionais mais baixos devido ao menor uso de produtos químicos
Melhorou a eficiência do purificador umido, aumentando a oxidação
Menor manutenção devido a menor escala e crescimento biológico
Sem armazenamento de produtos químicos ou transporte
Ozônio oferece uma alternativa segura em relação a produtos químicos
Reduzir os custos de descarga de águas residuais
O uso do ozônio em um lavador de gases
O gás ozônio é gerado no local por um gerador de ozônio. O ar é fornecido a um concentrador de oxigénio que irá fornecer oxigénio concentrado para a geração de ozônio. Este oxigênio será passado através de uma célula de gerador de ozônio para converter este oxigênio (O 2 ) em ozônio (O 3 ). Este gás de ozônio será, então, dissolvido em água, utilizando um sistema de injeção de ozônio. Toda a água do processo fluirá normalmente através do sistema de injeção de ozônio para o purificador úmido. O objetivo é a obtenção de níveis muito elevados de ozônio dissolvido na água que flui para o lavador de gases.
Todo o excesso de ozônio que está degasado no processo de injeção de ozônio pode ser canalizado para o lavador de cárter úmido e se borbulhar no reservatório usando um difusor de bolha. Este gás de ozônio pode ajudar a tratar a água do depósito, enquanto que fora da gaseificação em corrente de ar para reagir diretamente com o fluxo de gás poluído.